quarta-feira, 28 de março de 2012

Homenagem da Prefeitura de Fortaleza a Patativa do Assaré

A partir das 16h30, a Praça do Ferreira recebe espetáculo, dentro da programação de Aniversário da Cidade.
Hoje, dia do aniversário de 283 anos de Fortaleza, a festa continua na Praça do Ferreira, quando o lugar vai ser palco para uma grade homenagem a Patativa do Assaré pelo centenário de seu nascimento (5/03/2009).

Música, poesia, embolada de coco, filme, sapateado e outras peripécias vão relembrar o Mestre da poesia popular, filósofo da natureza e da vida no Sertão, camponês, político e escritor que nasceu na Serra de Santana, em
 
Assaré, e que deixou sua poesia em forma de cantorias e desafios, cordéis e repentes pulsando em versos, livros, cordéis, xilogravuras, discos, filmes, teatro, cartas e idéias.

O tributo, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), dentro das comemorações dos 283 anos da Cidade, começa às 16h30 com o espetáculo “Pratativando”.

Escrita, dirigida e interpretada por Cláudio Ivo e Orlângelo Leal, a peça conta a história de Mateus, um astucioso menestrel que se vale da esperteza para enveredar no "show" que está sendo apresentado por um cantador em homenagem ao poeta maior, "Patativa do Assaré". Depois de conseguir a façanha, começa uma grande viagem pelo universo de “Vaca estrela boi fubá”, “A triste partida”, “Por que deixei Zabé” e outros poemas da obra de Patativa.

Em seguida, as palavras ritmadas de Patativa do Assaré vão animar o público no show de Gildário de Assaré, sobrinho-neto do poeta. No repertório, músicas do mais autêntico xote, algumas compostas em parceria com o próprio Patativa.

Na seqüência, os DJs do projeto "Poeticativa do Assaré" vão usar falas poéticas de Patativa como base para a criação de uma performance musical executada por quatro músicos da nova geração da música cearense: Felipe Correia, o DJ Fil, que entrará com seus loops e beats digitais; Narcelio Grude, criador de instrumentos inusitados a partir de sucatas; David da Paz, poeta subversivo; e George Frizzo, baixista e produtor cultural.

A tarde de homenagens se encerra com a exibição em sessão gratuita, aberta ao público, do filme “Ave Poesia”, de Rosemberg Cariry. Para a realização da película, foram coletadas mais de 100 horas de material em estado bruto, ao longo de 27 anos. O resultado narra a vida do poeta Patativa do Assaré, em especial o lado político de seus atos, a confecção de seus poemas e sua relevância para a cultura brasileira. O filme ganhou o prêmio de Melhor Filme, no Cine Ceará. A sessão começa às 18h10, no Centro Cultural Sesc São Luiz.
Imagem do PATATIVANDO (a peça em homenagem a Patativa do Assaré).

Nenhum comentário:

Postar um comentário